Correção de postura através da massoterapia

A postura é algo bem difícil de controlar. É preciso ter bastante atenção para, durante todo o dia, manter a disciplina de sentar com as costas retas, e manter o corpo na melhor posição possível. Porém, é normal relaxar, deixar cair os ombros e não ter a postura ideal, especialmente quando se passa muito tempo sentado e focando no trabalho. A massoterapia é uma ótima forma de corrigir a postura e evitar certos problemas, como as dores.

Os problemas de postura

Existem 4 tipos de problema de postura mais comuns:

A hiperlordose é uma projeção acentuada da pelve, para frente, por conta de uma curvatura das vértebras lombares. É bem comum em mulheres, por conta de usos de salto alto. Por conta dessa projeção, existe uma sobrecarga dos músculos lombares, levando a bastante dores.

Já a escoliose é um desvio assimétrico da coluna vertebral. Ele pode ocorrer para ambos os lados, e ter diferentes graus de acentuação. Em certos casos, a coluna pode até mesmo ter o aspecto de um grande “C”.

A hipercifose é uma grande acentuação na curvatura das costas. É conhecida também como a “corcunda”. Esse problema pode ocasionar dores no peito, por conta da contração, e existe uma forte ligação desse problema com transtornos emocionais, como a depressão.

Por fim, nas costas retificadas existe uma redução anormal de certas curvaturas. Isso faz com que a coluna seja muito reta, e diminui a flexibilidade da parte superior do corpo, causando muitas dores.

Enquanto esses são apenas os 4 problemas mais comuns, existem diversos outros que podem surgir. Para a grande maioria deles, as duas opções de tratamento são as mesmas: massagens e alongamentos.

Os alongamentos

Os alongamentos têm uma relação muito direta com a postura, por conta da quantidade de músculos que são trabalhados. Essa prática é extremamente recomendada para atletas que estão se preparando para alguma atividade física. Porém, para quem tem problemas na postura essa opção é bem recomendada pelo mesmo motivo.

Alongar significa trabalhar na elasticidade e articulação dos músculos, fazendo com que o corpo fique mais “livre” para se movimentar e seja mais fácil ter a postura ideal.

Corrigindo a postura através da massoterapia

Porém, os alongamentos são um complemento para a parte principal do tratamento, que é a massoterapia.

A massagem ajuda a tratar a postura de diversas formas. Primeiramente, ela ajuda a aliviar o estresse e melhora sintomas de problemas emocionais, como a depressão mencionada acima. Com isso, a mente fica mais relaxada, e o corpo a segue, evitando ficar “travado” ou muito tenso, permitindo uma postura mais natural.

Existe também, é claro, o processo mais prático da massagem. O toque e a movimentação feita pelo profissional ajuda o corpo a reforçar movimentos mais naturais e ajuda também a aliviar as dores, tanto as que são consequências da má postura, ou que podem levar a má postura.

A massoterapia é uma ótima resposta para aliviar os problemas de postura. O movimento e o contato com o massagista ajudam a aliviar as dores e a treinar o corpo para assumir posições mais naturais. Portanto, para melhorar a sua postura e sua saúde e ainda aliviar o estresse, baixe o nosso aplicativo e receba uma massagem no conforto da sua casa.


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.