O que é massoterapia?

A massoterapia consiste na aplicação de diversas técnicas de massagem para promover a saúde e o bem-estar do paciente. Além de proporcionar uma sensação de prazer, o procedimento é indicado para promover um maior equilíbrio mental e físico, ajudando no tratamento de diversas doenças. Veja, neste artigo, quais são os benefícios da massoterapia e para que ela é indicada.

Para que serve a massoterapia?

A massoterapia é uma técnica de massagem especializada que pode ter diversos objetivos. Serve tanto para relaxar e até para tratar doenças crônicas. Deste modo, esse tipo de massagem é indicado para diminuir a sensação de estresse e ansiedade, já que promove uma sensação de bem-estar, alívio e relaxamento. Mas também serve para diminuir dores musculares e na coluna, por exemplo.

Quando aplicadas de forma correta, as técnicas também ajudam a melhorar o funcionamento do sistema circulatório e linfático do corpo, prevenindo uma série de doenças causadas pela má circulação do sangue no organismo.

Qual tipo de profissional devo procurar para receber uma massagem?

Quem procura por este tipo de serviço deve ter em mente que é preciso contratar um profissional qualificado. Isso porque a massoterapia requer técnicas especializadas, especialmente nos casos em que a pessoa precisa tratar alguma doença crônica.

Nas massagens comuns não há um tratamento especializado de acordo com as características e necessidades dos pacientes. Já na massoterapia, o profissional faz uma avaliação da saúde do indivíduo para escolher o procedimento adequado e específico para o seu caso. Por isso, é preciso procurar por profissionais especializados para ter um procedimento seguro e realmente eficaz.

Quais são os tratamentos mais comuns?

Nosso corpo absorve todas as energias que sentimos ao longo do dia, portanto, muitas vezes o mal-estar físico e o psicológico estão interligados. Assim, esse tipo de procedimento promove benefícios tanto para diminuir as tensões musculares e dores no corpo quanto para controlar a ansiedade e o estresse. Por esses motivos, o procedimento é indicado para melhorar a saúde e o equilíbrio mental e físico.

As técnicas de massagem especializada são indicadas principalmente para o tratamento de dores nos ombros, nas costas e na coluna como a lombalgia e o desconforto causado pela hérnia de disco. Também é muito útil para o alívio de dores de cabeça e enxaquecas.A massagem pode ser utilizada, ainda, para modelar o corpo, diminuir a celulite, o inchaço e a gordura corporal. Neste caso, aplicam-se as técnicas de drenagem linfática.Algumas pessoas também procuram por esse tipo de procedimento apenas para se sentir mais dispostas e relaxadas no dia a dia.

A técnica utilizada vai depender da finalidade que você tem com a massagem. A intensidade do toque e dos movimentos também varia de acordo com o objetivo do indivíduo. Apesar de ser um procedimento seguro, nem todas as pessoas podem realizar o tratamento com massagem, por isso, é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de intervenção.

Não importa o motivo pelo qual você procura uma massagem, certamente ela promoverá o bem-estar e a qualidade de vida que farão a diferença na sua saúde!

Para saber mais sobre esse assunto, baixe nosso aplicativo!


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.