O que é Shiatsu?

O Shiatsu é uma das mais conhecidas técnicas de massagem oriental e segundo o significado de seu próprio nome, ela é realizada através da pressão dos dedos. O método foi criado na segunda metade do século XIX e tem o objetivo de fazer com que a energia vital possa manar no corpo com um equilíbrio harmônico. Sua origem tem raízes na China, porém foi no Japão que ela melhor se desenvolveu.

Como funciona o Shiatsu

Na técnica aplicada ocorre a pressão através dos dedos de todos os meridianos do corpo. Segundo a medicina chinesa, as linhas longitudinais se conectam com os pontos de acupuntura, fazendo bem para todo o corpo. Quando estes pontos são estimulados, o corpo entra em um estado de conforto e tranquilidade, interno e externo. Todo o bem-estar provocado é conhecido como “felicidade interior”.

O resgate da energia vital do corpo proporciona bem-estar

Segundo a Medicina Oriental, os pontos doloridos presentes no nosso corpo apontam a existência de um bloqueio da energia vital. Essa desarmonia energética, que pode ser em excesso ou em deficiência, causa as doenças. Segundo a concepção oriental, a cura não é feita por meio da doença, mas sim pelo fenômeno que a provocou. Isso gera a crença de que cada paciente tem sua individualidade, portanto a cura também é individual.

Por compreender que temos um corpo energético e um organismo repleto de canais de energia, como um grande sistema circulatório, no Shiatsu há a manipulação destes canais por meio da pressão dos dedos, da mão ou de algum aparelho mecânico. Através desta pressão o mau funcionamento daquele ponto energético é corrigido, promovendo e mantendo a saúde.

Benefícios para o corpo e cuidados a serem tomados

O Ministério da Saúde reconhece os benefícios originados através do Shiatsu como terapia alternativa, uma prática complementar e integrativa da saúde. Por isso é indicada para prevenir doenças ou junto a outros tratamentos. Sua eficiência é comprovada com relação a dores na coluna e nas articulações, dormências, inchaços e espasmos musculares. Além disso, tem ação positiva contra o estresse, ansiedade, insônia, dores de cabeça, sinusite e esgotamento físico.

O Shiatsu pode ser realizado em gestantes, porém é preciso ter muito cuidado e critério. Até os três meses de gestação a massagem é totalmente desaconselhada. Por trabalhar com as energias do corpo, a técnica também não é indicada para pessoas em tratamento de câncer, osteoporose e em período pós-cirúrgico. Também devem ser evitadas quando há feridas abertas e varizes.

Além dos benefícios diretos ao corpo, o Shiatsu proporciona a oportunidade de nos sentirmos melhores com nós mesmos. Isso acontece por causa do alívio das tensões e pelo equilíbrio de todas as partes do corpo. Ao final, torna-se claro que a maioria das doenças é provocada por meio do estresse externo, principalmente por causa das tensões e pressões do cotidiano. Quando a mente está calma o corpo também procura o seu equilíbrio.

Baixe o nosso aplicativo e conheça os nossos serviços. Agende a sua massagem e iremos até a sua casa!


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.